A Beira Baixa é uma antiga província portuguesa, criada no séc. XIX, a partir de parte do território da anterior Província da Beira. Nesse tempo, a Beira Baixa abrangia a Beira Interior Sul actual, Cova da Beira e parcialmente o Pinhal Interior Sul e Norte, englobando grande parte de Castelo Branco.
A Beira Baixa tem inconfundíveis semelhanças com o Alentejo. A demarcação da Beira Baixa é principalmente constituída pelos contornos do distrito de Castelo Branco. Abrange também a norte, parte da Cordilheira Central. Esta apresenta uma ocupação humana distinta. O relevo mais importante da Beira Baixa é a Serra da Estrela.
Foi criada uma divisão chamada Província da Beira Baixa na reforma administrativa de 1936.
Fazia fronteira a Norte com a Beira Alta, a Noroeste com a Beira Litoral, a Sudoeste com o Ribatejo, a Sul com o Alto Alentejo e com a Espanha e a este unicamente com a Espanha. Era então constituída por 13 concelhos, integrando a totalidade do distrito de Castelo Branco e ainda um concelho do distrito de Coimbra e outro de Santarém. Tinha a sua sede na cidade de Castelo Branco.
Localidades a visitar: Cabril: Barragem de Santa Luzia; Fajão: Penhascos da Capela, de Penalva e do Cabeço da Mata, Gruta do Forno dos Mouros; Oleiros: Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Alto da Serra do Muradal; Orvalho: Cabeço Mosqueiro, Cabeça Murado, cascata; Pampilhosa da Serra: queda de água na ribeira de Unhais.
Festas, feiras e romarias: Estreito: Feiras (Setembro e Novembro); Fajão: Festa da Nossa Senhora da Guia; Oleiros: Mercado; Pampilhosa da Serra mercado.
Artesanato: Oleiros: toalhas e colchas de linho.
Gastronomia: Castelo Branco: Queijo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário