segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Introdução

Este trabalho foi feito com o objectivo de apresentar características das Beiras, tais como cultura, economia, clima, turismo, localização geográfica, etc.
Vamos apresentar o trabalho por capítulos, de forma que todos consigam reter importantes informações e iremos colocar imagens para que entendam de forma mais fácil e relevante toda a mensagem.

As Beiras são uma das divisões tradicionais da terra portuguesa que remontam aos tempos medievais. Fundamentalmente, ocupam a área entre o Douro e o Tejo, apesar de tal delimitação ser muito grosseira, o que se evidencia de diversas formas, em especial pela presença, a sudoeste, da Estremadura, que constitui uma região distinta. Apesar de ter limites imprecisos e variáveis é definido como uma faixa de transição entre o Norte e o Sul de Portugal. Assim resulta uma complexa justaposição de áreas e aspectos diversos, que entra de certo modo em contradição com a persistência do nome de conjunto. A palavra tem seguramente o sentido de "borda", mas tanto poderá significar a "beira" do Douro, como a da Serra da Estrela. Existem três regiões beirãs, a Beira Alta, a Beira Litoral e a Beira Baixa.